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FEV
08
08 FEV 2017
GABINETE
Secretários reuniram-se para avaliar os 30 dias de governo
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      O prefeito Rudinei Härter realizou nesta segunda-feira (06) uma reunião com todos os secretários municipais e adjuntos. Entre as pautas estiveram: a segurança dos computadores, fiscalização de horários e as dificuldades e superações dos 30 dias de governo.

     O Secretário de Desenvolvimento Rural, Alfredo Decker apresentou o seu Secretário Adjunto Lélio Black, que assumiu a função recentemente. Alfredo contou que algumas máquinas já foram consertadas e estão em funcionamento. E ressaltou a importância de além das obras, unir a parte social e ambiental. E que uma das principais realizações nesses últimos dias foi à manutenção na estrada da Pacheca, que era uma reclamação antiga da população.

     Na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, o secretário Bruno Leitzke mostrou-se preocupado com a situação da casa de passagem, que foi entregue como finalizada, porém não possui condições de uso, falta conclusão de obra e não consta mobília. Foram realizadas em janeiro também diversas reuniões em conjunto com a Secretaria de Saúde, para tirar dos papéis do plano de governo o projeto Criança Feliz. Dentro do projeto foi realizada a criação do comitê gestor, que terá a portaria assinada em evento no dia 13 de fevereiro, foi elaborado Projetos de Lei para a criação e contratação dos supervisores e visitadores, cadastramento das famílias com bolsa família e elaboração do plano municipal do projeto.

     A equipe da secretaria também solicitou aos outros secretários, que pensem em locais que possam acolher adolescentes para serviço comunitário, pois é uma oportunidade que os jovens recebem que contribui com o desenvolvimento social e a identificação como sujeito diante da sociedade.

    A Secretária de Educação, Adriana Soares, está animada com a volta as aulas e planeja para o dia 20 de fevereiro uma acolhida na AABB para toda a equipe diretiva das escolas municipais, professores e funcionários. E também busca soluções para as escolas multiseriadas, pois algumas são próximas a escolas pólos, e possuem um número bem reduzido de alunos.

      O Secretário da Fazenda, Vilno Borck, ressaltou que está finalizando o levantamento a respeito dos valores e fornecedores que possuem dividas, e em breve pretende apresentar todos os dados.

     O Secretário de Obras e Urbanismo, Délcio Andersen salientou que vem fazendo serviços como: a limpeza e escoamento de valos, trocando canos e lâmpadas, serviço de cascalhamento no bairro Lomba, Colina do Sol e Medianeira, patrolamento de estradas secundárias e na cidade, recolhimento de entulho conforme o calendário, limpeza urbana nas ruas e calçadas, bem como, o sistema de aspiração de terra. Também foram feitos vários concertos na oficina do município, em veículos de diversas secretarias municipais. Foi contratada também uma máquina terceirizada que realizada a varredura das ruas.

     A Secretária de Saúde Arita Bergmann trouxe diversas pautas. Sobre a assistência farmacêutica básica, ressaltou a criação da Comissão Terapêutica para elaboração da lista REMUNE, que irá estudar os medicamentos mais precisos para o abastecimento. Outro assunto foi o projeto “informatiza saúde” que consta no plano de governo do prefeito Rudinei Härter e vice Tonho Lessa. Foi criado um grupo do projeto e feito olevantamento das condições estruturais das 14 UBS e 3 CAPS, assim como, das necessidades de materiais de informática. Também foi elaborado o processo de licitação dos materiais de informática para instalação de rede elétrica e lógica.

     Outro ponto importante foi à descentralização do cartão SUS, que é necessário para o uso dos serviços. A partir da segunda quinzena de fevereiro a população pode fazer o seu cartão em 5 Unidades Básicas de Saúde: Barrinha, Navegantes, Lomba/Medianeira, Nova Esperança e Santa Terezinha.

     Está sendo feita também a regulação de consultas e exames, analisando os sistemas para melhor atender a população.

    “Mais consulta, menos burocracia” foi outra pauta apresentada pela secretária. Antigamente todos os usuários iam até a UBS para que o médico copiasse o laudo de pedidos de exames. Segundo foi constatado na UBS Navegantes no dia 25 de janeiro, em uma média de 10 consultas, 9 eram para reproduzir exames. A partir de 06/02 não é mais necessário essa ida do usuário ao Posto de Saúde, após retornar da consulta especializada, podem dirigir-se direto a Secretária de Saúde, que terá médicos assumindo a função de autorizador de exames, que até então era inexistente. Com isto, evita-se que os usuários tenham que consultar novamente na UBS, porque já estão vinculados ao SUS. E assim, abre a agenda para novos usuários terem acesso à consulta médica na Rede Básica.

       Na ocasião o prefeito também assinou a proposta de municipalização da saúde para serviços de média complexidade. A proposta foi encaminhada para a 3ª CRS. Dentre os serviços a serem municipalizados estão: Laboratórios de analises clínicas, fisioterapia, fonoaudióloga, ultrassonografia, eletrocardiograma e  CEO.            Sobre saúde bucal, foi realizado um diagnostico da situação atual em que se encontra o atendimento odontológico, reuniões com as equipes, e visitas aos postos.

        E quanto à fisioterapia, entre 6 a 10 de fevereiro será feito um mutirão para avaliar os laudos e encaminhar para os grupos de tratamento (por quadros semelhantes de patologias). Também foi implantado o método Pilates nos grupos para dores na coluna vertebral. Ações estas realizadas na UBS Central.

       Nos 30 dias da SEPLAMA, o Secretário Sérgio Hax ressaltou que nas ações de gestão interna foram reorganizadas as rotinas objetivando maior eficiência e agilidade, foi feita a identificação e descrição dos processos e reestruturação e organização de procedimentos.

      Na gestão externa foi revisado e atualizado o código de obras (projeto de lei encaminhado), com facilidades, por exemplo, para o alvará de autônomos. Foi revisado prédios comerciais, planta de valores imobiliários, atualização do cadastro urbano, finalização do plano de resíduos sólidos, implementação do plano de mobilidade urbana, foi apresentado também o plano de manejo da bacia hidrográfica e desassoreamento do arroio São Lourenço e proposta de utilização do horto municipal.

     O Secretário de Turismo, Indústria e Comercio Junior Braga, apresentou um relatório com as ações desenvolvidas no mês de janeiro. Dentre elas estão, no Departamento de Turismo: Organização do  terminal turístico: 18 ônibus e 13 micro-ônibus recebidos; pesquisa do Perfil do Turista, disponibilizada nos hotéis, pousadas e Camping; Alteração de decreto referente a churrasqueiras na orla da praia juntamente com o SEPLAMA; Reuniões com o Trade Turístico em parceria com a ACI; Auxílio na organização de eventos; Reuniões com diversos organizadores de eventos e proprietários de estabelecimentos turísticos.

      O Departamento da Sala do Empreendedor continua realizando expedições de alvará, aberturas de MEI, documentos de arrecadação simplificada (DAS), entre outros.

      O prefeito encerrou a reunião agradecendo a dedicação de cada secretaria, e afirmando que já foram realizadas diversas coisas positivas nesses 30 dias, que o empenho, mesmo na situação do município, é de extrema importância para que continue sendo realizadas coisas boas.  

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