09/02/2017 às 15:52:00
Projetos de desenvolvimento da FURG em São Lourenço do Sul foram pauta nesta quinta-feira

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande, Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias, juntamente com o pró-reitor de infraestrutura Prof. Dr. Marcos Antônio Satte de Amarante e Prof. Eduardo Saldanha Vegelmann, estiveram visitando o prefeito municipal Rudinei Harter nesta quinta-feira (8).

A parceria da FURG com São Lourenço do Sul iniciou em 2007 com o pólo de educação à distância. Em 2009 o município cedeu o prédio da antiga Escola Marina Vargas para a Universidade ter a sua estrutura física.

Atualmente a FURG em São Lourenço do Sul possui dois prédios alugados, além do prédio cedido pela Prefeitura Municipal. Conta com 4 cursos presenciais, e mais um curso aprovado que deve começar em breve. Ao todo são 35 professores, 15 técnicos, 14 funcionários terceirizados e cerca de 400 universitários.

A reitora solicitou a doação de um local para que seja criado um prédio próprio do Campus, visando diminuir os gastos com aluguéis, e também sugeriu a viabilização de um restaurante universitário próprio.

O prefeito ressaltou o interesse de continuar a parceria com a Universidade, pois é essencial para seguir o propósito de alcançar uma educação qualificada no município, que é uma das suas principais metas de governo.

Sobre o espaço, Rudinei salientou a importância da área para o progresso da FURG, e falou sobre a possibilidade de ser destinada uma área de propriedade particular, que possui de 10 a 12 hectares localizados na RS 265.  Após o ato de doação e escritura, seria necessário um planejamento de 2 a 3 anos para que possa começar a funcionar.

A instituição possui uma emenda parlamentar de R$ 500 mil já aprovada, e após os estudos de levantamento técnico e a elaboração do projeto arquitetônico, a reitora e o prefeito continuarão parceiros, principalmente na busca de recursos com o Ministério da Educação e emendas parlamentares para a concretização do novo Campus da FURG, o que possibilitará um avanço no desenvolvimento da cidade e possibilitando a vindo de mais cursos futuramente.

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados. Instar Tecnologia Logo Instar