22 MAI 2023
XVI Mental Tchê contou com mais de 1200 participantes

A Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, através da Secretaria de Saúde realizou na última quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de maio, o XVI Mental Tchê, com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Secretaria Estadual da Saúde. O tema desta edição foi "A Raps que temos e a Raps que queremos" e o evento contou com mais de 1.200 pessoas inscritas de vários municípios do estado como Caçapava do sul, Cerrito,  Porto Alegre, Pedro Osório, Capão do leão, Rio Grande, Pelotas, Piratini, Santa Maria, Ijui, São Leopoldo, Portão, Cachoeira do Sul, Erechim, Canguçu, Cachoerinha,  Arroio Grande, Pedro Osório, Passo Fundo, Santa Cruz, Bagé, São Vicente do Sul, Gramado, Jaguarão, Guaíba, Canoas, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Turuçu, Cristal, Carlos Barbosa e Pedras Altas.

O evento, que é referência no estado e também no país, foi realizado no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul e contou com intensa programação durante os dois dias. Na manhã de quinta-feira foi destinada para o credenciamento dos participantes e a tarde aconteceu a abertura oficial com a participação do Prefeito Rudinei Harter e a presença do Vice Cléo Uarthe. Na sequência, aconteceu uma conferência com diversas autoridades da área, como a Secretária Municipal de Saúde, Adriane Martins e o Médico Flávio Resmini entre outros importantes palestrantes. Ainda na mesma tarde foi dado espaço para as atividades culturais e artísticas programadas antecipadamente para o evento, com usuários dos Caps e profissionais da Saúde Mental.
Na sexta-feira, dia 19, já pela manhã foi montada uma programação com uma atividade com rodas de conversa, sendo elas divididas em sete grupos com temas diferentes entre elas tais como:  Saúde Mental e Atenção Primária à Saúde,  Atenção Psicossocial e Financiamento, A Clínica Psicossocial e a Formação, Regulação em Saúde Mental,  A Judicialização em Saúde Mental e o Cuidado em Liberdade,  Saúde Mental Infantojuvenil  e  A Atenção Psicossocial e a Intersetorialidade em Rede. Após voltou a programação com atividades culturais e artísticas programadas antecipadamente para o evento, com usuários dos Caps e profissionais da Saúde Mental (Espaço Livre).
A tarde, aconteceu a apresentação dos relatórios baseados nas rodas de conversas e o relatório final do Mental Tchê 2023 e a Carta de São Lourenço do Sul.

Durante o evento foram disponibilizados espaços de exposições e de vendas para a Economia Solidária, Venda de artesanatos e produções da RAPS, exposição de Posters de acadêmicos/residentes/universidades). O evento novamente foi um sucesso, elevando o nome da Sáude Mental de São Lourenço do Sul, a qual é referência, para todo estado.