25 JAN 2022
Reunião tratou dos problemas de abastecimento de energia elétrica em São Lourenço do Sul
Na manhã desta terça-feira (25) foi realizada uma reunião no Gabinete do Prefeito em exercício, Cléo Uarthe, para tratar dos problemas apresentados pela CEEE/Equatorial nos último dois finais de semana na zona urbana e também durante a semana passada inteira em algumas localidades do interior do município.
Estiveram presentes na reunião o Secretário Especial de Gabinete, Cristian Iepsen, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Moisés Araújo, o Procurador Geral do Município, Henrique Crespo, o Secretário de Turismo, Luis Carlos Citrini Braga com sua equipe Cíntia Santos e Larissa Schneid Bueno, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Valnei Bröse, o Presidente do Sindicato Rural, Richard Serpa, o Presidente da ACI, Mahmoud Amer, o vice Presidente Administrativo da ACI, Nélcio Bork e o Presidente da Câmara de Vereadores Jonatã Harter.
Na ocasião foram debatidas as providências a serem tomadas no que diz respeito ao abastecimento de energia elétrica em São Lourenço do Sul, a qual tem causado diversos prejuízos ao comércio local e aos produtores do meio rural. Foi levantada a questão sobre a falta de um contado eficiente com a prestadora de serviços quando acontecem quedas de energia, sendo que há apenas um 0800 disponível, mas não disponibiliza informação precisa.  Não existe um canal direto, como havia antes da privatização, que forneça as informações corretas para que a população, comerciantes  e produtores possam se preparar para não terem os prejuízos que vem tendo.
Também foi comentado sobre o lento serviço de manutenção quando há alguma avaria em transformadores ou queda de postes, chegando a ficar dias sem conserto. No interior, vários produtores tem perdido o leite e carne, por não existir eletricidade para manter os produtos em condições de comercialização, prejudicando o agronegócio de maneira geral.

Na reunião ficou decidido, entre outras coisas, que será feita uma comissão para ir a Porto Alegre, nesta quinta-feira, buscar esclarecimentos e soluções com a CEEE/Equatorial para que se estabeleça algumas condições com objetivo de que o município não seja mais afetado desta maneira. Entre elas estaria a criação de um plano de reestruturação e investimento no setor, um canal de comunicação eficiente com a empresa, para que possa ter uma previsão do retorno de energia elétrica quando acontecerem quedas como as que vem ocorrendo. Neste mesmo dia deverá ser aberto um protocolo na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos AGERGS, órgão que assegura a prestação de serviços com eficiência e qualidade, visando a "fiscalização" dos serviços prestados no município.