25 NOV 2021
FAZENDA
São Lourenço do Sul está entre as quinze melhores do Brasil no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal
AVALIAR

Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional que foi criada para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi – e, consequentemente, disponibiliza para acesso público. A intenção é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

Em 2019, foi publicada a primeira versão do Ranking que observou dados estaduais de 2018. Essa versão utilizou verificações consideravelmente simples e levou em consideração apenas dados estaduais.

No Ranking de 2020, que analisou os dados de 2019, foram introduzidas várias inovações, como a inclusão da Dimensão I e a criação do Ranking Municipal, além da implementação de verificações mais complexas.

O Ranking de 2021, que analisa os dados de 2020, trouxe como novidades a aplicação de verificações sobre a Matriz de Saldos Contábeis (MSC), a criação de notas para o desempenho dos entes e a análise diária das verificações para refletir eventuais correções que forem efetuadas pelos entes nas declarações.
São Lourenço do Sul ficou entre as quinze melhores cidades do país em qualidade da informação contábil e fiscal, ficando na classificação A, a qual apenas 3,43% dos municípios do Brasil fazem parte. Na microrregião, São Lourenço do Sul ocupa o primeiro lugar. Confira o ranking:

Ranking Nacional

1º - Santa Teresa - Espírito Santo (ES);