19 JAN 2021
Vacinas contra a Covid-19 chegam a São Lourenço do Sul

A tão esperada vacina contra a Covid-19 chegou a São Lourenço do Sul na tarde desta terça-feira (19). Um veículo da Secretaria Municipal de Saúde foi a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Pelotas, para buscar as doses do Município. Neste primeiro momento, o Estado destinou 550 doses para São Lourenço do Sul, o terceiro município em quantidade de vacinas na região, ficando atrás apenas de Pelotas e Rio Grande.

A Secretaria de Saúde prevê o início da vacinação dos lourencianos para a quarta-feira (20). Nesta primeira fase, serão imunizados os trabalhadores da linha de frente, ou seja, os profissionais da saúde que atendem diretamente pacientes suspeitos e positivados para Covid, seja nas Unidades de Saúde, ou nos hospitais, assim como a equipe do Samu e motoristas de ambulâncias. Também serão vacinados agora os moradores e trabalhadores de lares de idosos (asilos).

A secretária de Saúde, Adriane Martins, explica que o Município adota os protocos do Estado para a vacinação, com todo o cuidado necessário para atender as pessoas que estão nos grupos definidos para a primeira fase. Estas 550 pessoas serão cadastradas via CPF para que recebem nas próximas semanas a segunda dose da vacina. "Não vamos fugir a regra. Pedimos calma para a população pois não será possível vacinar todos agora", explica a secretária, informando que neste momento, por tratar-se de um público específico, a vacina não será disponibilizada nas UBS's. Na tarde desta terça-feira, a secretária também esteve reunida com as equipes das UBSs organizando o primeiro fluxo de vacinação contra a Covid-19 em São Lourenço do Sul.

Fonte: DECOM