07 MAI 2020
OBRAS E URBANISMO
SMOU e SEPLAMA orientam sobre podas e cronograma de Coleta de Entulho

O período que compreende os meses de maio a agosto é popularmente conhecido como “Meses das Podas”. Durante este período ocorrem com mais frequência podas ilegais no município. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAMA) orientam sobre a correta poda da arborização urbana e em propriedades particulares.

Podas em propriedades privadas devem ser autorizadas pela SEPLAMA, após a autorização, a poda poderá ser realizada pela SMOU ou pelo proprietário, seguindo as normas estipuladas através da autorização. É importante ressaltar que restos de podas devem ser descartados separados de outros restos de entulho, pois são matéria orgânica e não são consideradas entulho.

A arborização urbana (árvores em praças e calçadas) não podem ser podadas. A poda destas plantas deve ser realizada exclusivamente por equipes da SMOU ou pela CEEE. É importante lembrar que causar dano à árvores e outras plantas de ornamentação urbana ou em propriedade privada é considerado Crime Ambiental, segundo art. 56 do Decreto Federal 6.514/2008.

Ao descartar sua poda autorizada, deve-se observar o Calendário de Coleta de Entulho. Os entulhos não devem ser descartados com mais de 24 horas de antecedência à coleta, sendo preferível que ele seja depositado sempre nas segundas-feiras da semana correspondente a coleta no seu bairro.

À partir da primeira segunda-feira do mês, a Coleta de Entulho é realizada nos bairros Arthur Kraft, Avenida, Camponesa, Nova Esperança, Santa Terezinha e Sete de Setembro. À partir da segunda segunda-feira do mês a coleta acontece nos bairros Centro, Lomba e Medianeira. O bairro Barrinha tem sua coleta realizada à partir da terceira segunda-feira do mês. Por fim, à partir da quarta segunda-feira do mês a Coleta de Entulho é realizada no Balneário e no bairro Navegantes.

O secretário de Obras e Urbanismo, Emir Pech, ressalta a importância de seguir corretamente o calendário estipulado “a limpeza da cidade é um trabalho em conjunto entre a população e a Prefeitura, precisamos da colaboração de todos para mantermos a cidade limpa.” Além de seguir o cronograma, é importante ressaltar outras normas que podem impedir seu entulho de ser recolhido. Não será recolhido entulho depositado em calçadas ou próximo a postes de energia elétrica. Entulhos, bem como fezes de animais (que devem ser descartadas junto às podas) também não podem estar acondicionados em sacos plásticos. Latas de tinta limpas e vidros devem ser descartados junto ao lixo seco, não podendo ser descartados junto ao entulho.

Caso necessite depositar entulho fora da data estipulada no calendário, deverá ser realizado requerimento solicitando horas-máquina para a retirada do material. Caso o serviço não seja solicitado, permanecendo o entulho em via pública, o proprietário ficará sujeito a multa.