28 MAR 2020
Centro de Atendimento ao Covid-19 já está em funcionamento

O Centro de Atendimento ao Covid-19, montado junto a Unidade Básica de Saúde Central já está em funcionamento. A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, tem por objetivo receber pacientes com sintomas gripais durante o fim de semana, das 8h às 20h no sábado e no domingo, evitando assim que as pessoas procurem a Santa Casa quando as UBSs estão fechadas.

O objetivo é tirar a circulação destes sintomas de dentro da Santa Casa com uma possível transmissão do vírus. Os pacientes devem procurar o Centro diretamente, mas caso cheguem ao Pronto Socorro com sintomas gripais, serão direcionados para este local. “Esta estrutura é para receber as pessoas que por ventura tenham sintomas e precisem de atendimento no fim de semana. Na segunda-feira, o atendimento volta a ser com as equipes das Unidades Básicas de Saúde”, explica o prefeito Rudinei Härter.

A secretária de Saúde, Jaqueline Bergmann, que acompanhou o início do trabalho, destaca a importância da iniciativa: “Esta é uma medida importante da gestão no plano de enfrentamento ao coronavírus. Contamos com os profissionais da nossa rede básica de atenção e profissionais concursados que estão se colocando à disposição para atendermos a população da melhor forma possível e distanciar o vírus da Santa Casa”.

A equipe recebe os pacientes com EPI’s completos, inclusive os aventais confeccionados com apoio da comunidade, como Grupo Conviver, Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein e costureiras voluntárias. São Lourenço do Sul registrou até o momento sete casos suspeitos de Covid-19, quatro descartados e três ainda aguardando resultados das analises feitas no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).

Fonte: DECOM