20 NOV 2019
DESENVOLVIMENTO RURAL
Desenvolvimento Rural recupera malha viária do interior após as chuvas

A Prefeitura de São Lourenço do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, mantém um ritmo intenso de trabalho para recuperar as estradas do interior, após o período de fortes chuvas de outubro. Muitas estradas, pontes e bueiros foram danificados durante o mês que teve 320mm de chuvas, quando o normal seria 103mm, conforme os registros de outubro nos últimos anos.

Para devolver a trafegabilidade e a segurança a quem utiliza as estradas do interior, as equipes estão trabalhando além do horário de expediente. “Já conseguimos atender o mais emergencial, o mais problemático já foi feito. Agora estamos focando nos travessões, pois inicialmente estávamos trabalhando nas estradas grandes. As estradas interrompidas hoje são mínimas, temos apenas duas ainda interrompidas nas quais estamos trabalhando no concerto de bueiros e cabeceiras de pontes. Estamos dando prioridade a elas. Para veículos pequenos praticamente tudo já tem acesso. As estradas em que ainda não conseguimos chegar é por que a demanda é grande”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Moisés Araújo. Nesta semana as equipes estão trabalhando com mais duas patrolas nas estradas para acelerar a recuperação.

O secretário acredita que se a chuva prevista para a sexta-feira (22) não for forte, será possível deixar todo o município com acesso no início da próxima semana. “Ainda temos pontes para mexer, pois algumas fizemos simplesmente retoques para dar fluxo e ainda temos que fazer obras. Para algumas coisas estamos dependendo do Decreto de Emergência, se virão recursos ou não”, explica o secretário.

Nesta semana, o prefeito Rudinei Härter está em Brasília junto de uma comitiva da região buscando a aceleração no processo de reconhecimento da situação de emergência e liberação breve de recursos para as obras necessárias.

Fonte: DECOM