12 SET 2019
GABINETE
IBGE realizou reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020

Foi realizada nesta quarta-feira (11), no auditório da Secretaria da Saúde, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020.

Na ocasião, Tatiana Gautério da Silva, representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) explicou como a pesquisa será aplicada no município de São Lourenço do Sul, disponibilizando 39 vagas para recenseadores, que serão selecionados após a divulgação do Edital, que deverá ser lançado em março de 2020.  O objetivo das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs) é obter a participação da comunidade local, dando transparência à operação do Censo Demográfico no município e buscando, junto à sociedade, apoio e parcerias para viabilizar as atividades censitárias.

Os dados produzidos através da pesquisa atenderão a diversos fins, tais como o repasse de verbas federais para cada um dos municípios brasileiros, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a mensuração dos contingentes populacionais por idade e sexo, de forma a permitir a implementação das mais diversas políticas públicas, com destaque para aquelas relacionadas à saúde e educação, e servir de referência para a produção das estimativas populacionais e o planejamento das pesquisas amostrais, sejam elas do IBGE, de outros órgãos produtores de estatísticas oficiais ou dos mais diversos institutos privados de pesquisa.

A pesquisa é feita através de visitas nas casas dos moradores e levanta as informações conforme a realidade de cada pessoa. O IBGE levantará informações como raça, escolaridade, o rendimento médio da família, entre outras questões.

Dentre suas principais funções estão a apreciação dos mapas para fins estatísticos elaborados pelo IBGE para orientar as equipes de campo e a divulgação de resultados, promover a divulgação do Censo Demográfico junto à comunidade e colaborar na instalação dos postos de coleta, auxiliando na disponibilização da infraestrutura necessária à coleta de dados e no deslocamento das equipes nas áreas rurais.

A reunião teve a presença do Prefeito Municipal Rudinei Härter, Secretários municipais  e representantes das secretarias, Brigada Militar, autoridades locais, Emater, Irga,  além de representantes de associações, sindicatos e lideranças comunitárias.