12 SET 2019
DESENVOLVIMENTO RURAL
Secretaria de Desenvolvimento Rural alerta para aquisição de mudas de citros oriundas de Dona Euzébia em Minas Gerais

Em função de informações recentemente recebidas sobre a confirmação de ocorrência de Greening em áreas produtoras de citros nas proximidades dos municípios de Dona Euzébia e Astolfo Dutra no estado de MG, tradicionais produtores de mudas que pulverizam sua produção de forma sistemática através de caminhões por todo o país, inclusive para o Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, solicita à todos máxima atenção na aquisição de mudas. Orientamos aos operadores todo cuidado na aquisição de mudas, especialmente quanto à procedência das mesmas frente ao possível ingresso da praga no Rio Grande do Sul. Deve ser dada atenção às mudas ambulantes e sem procedência, evitando-se a aquisição das mesmas. Informações, esclarecimentos ou denúncias podem ser realizadas através dos canais de contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

O que é o Greening

O Greening afeta os pés de laranja e seus frutos, não oferecendo risco à saúde humana. No entanto, a laranja colhida de uma planta com greening tem sabor amargo e mais ácido que o normal, o que impossibilita a comercialização. O greening não tem cura, por isso é fundamental evitar a contaminação dos pomares – uma vez contaminada, a planta precisa ser erradicada.

Fonte: DECOM com informações da FAMURS e MAPA-RS. Foto: Fundecitrus.