03 SET 2019
Setembro Amarelo conscientiza sobre o suicídio

Setembro Amarelo! É o mês de conscientização e prevenção ao suicídio, por isso, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde realiza uma série de ações para levar informação à população e também para capacitação das equipes de saúde. As atividades iniciaram nesta terça-feira (03) e seguem até o dia 28 deste mês.

- O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso. Trata-se de um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes. O estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde, têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. www.cvv.org.br/. O telefone é 188.

Programação Setembro Amarelo

- Dia 03 - Capacitação para as equipes das Unidades Básicas de Saúde da Boa Vista e Santa Tereza “Avaliação e manejo ao paciente com risco de suicídio no Território”- Psiquiatra Thiago Terres.

- Dia 05 - Capacitação para a Rede de Atenção a Saúde e Rede Intersetorial “Notificação de Violências em Vigilância em Saúde” - Palestrante Dóris Schuch da Área técnica da 3ª Coordenadoria de Saúde.

- Dia 09 - Dia “D” Mobilização junto a Comunidade, com atividades culturais e panfletagem com usuários e trabalhadores da Saúde Mental. Em frente ao Banrisul das 9h às 11h e das 14h às 16h.

- Dia 10 – Capacitação para as equipes: CAPS, Hospital, SAMU, ACS’s, UBS e Residências “Manejo da Crise em saúde mental”, com Enfermeiro do Hospital de Clínicas Alan Jorge.

- Dia 25 - Confraternização entre os usuários e equipes da Rede de Atenção Psicossocial, com almoço e atividades culturais diversas.

- Dia 27 - Reunião do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Estado.

- Dia 28 - Pedalada em alusão ao Setembro Amarelo.