17 JUL 2019
GABINETE
Prefeito participa de audiência sobre obras da BR-116

O prefeito Rudinei Härter participou na noite da terça-feira (16), de uma audiência pública sobre as obras de duplicação da BR-116 que reuniu lideranças locais e comunidade no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL). A reunião foi realizada pelo deputado estadual Zé Nunes, momento em que o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Henrique Coelho, apresentou a situação da obra.

Foi destaque também da reunião a mobilização da região, envolvendo lideranças políticas, empresariais e comunidade, o que tem assegurado o envio de recursos para as obras, ainda que abaixo do necessário. O engenheiro destacou este trabalho. “Graças a mobilização das lideranças estamos conseguindo liberar trechos duplicados no próximo mês”, elogiou. O deputado Zé Nunes também destacou a importância de manter esta mobilização, assim como o prefeito Rudinei Härter que relembrou suas viagens a Brasília para cobrar a retomada das obras, a mobilização dos prefeitos da região liderados por ele enquanto presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). “Esta mobilização deve continuar, pois tenho certeza que a duplicação é fundamental para o desenvolvimento da região e de São Lourenço do Sul que terá o turismo triplicado com a rodovia duplicada”, destacou o prefeito.

A reunião contou também com participação de secretários municipais, vereadores, representantes de instituições locais e assessores dos deputados federais Giovani Cherini e Daniel Trzeciak.

Andamento das obras e demandas de São Lourenço do Sul

O engenheiro Henrique Coelho explicou que 47kms da rodovia duplicada serão liberados no início de agosto, em três diferentes pontos. Para a conclusão total da duplicação, são ainda necessários R$ 600 mil. E ainda faltam licitações para a construção de passarelas e da ponte sobre o Rio Camaquã, em Cristal.

O encontro teve foco principal em questões do trecho de São Lourenço do Sul, especialmente sobre o trevo que teve projeto alterado de duas para quatro alças, estruturado como um “trevo de quatro folhas”. Algumas ações já começaram, mas falta ainda a desapropriação de um imóvel. Para o trevo faltam ainda investimento de R$ 15 milhões e o engenheiro previu 18 meses de obras quando os recursos forem liberados. Ele ainda ressaltou que estas obras só começarão quando houver todo o recurso, para que não haja interrupção da obra. No momento, o foco é a destinação dos recursos para duplicação da pista e liberação de trechos. Além dos 47kms que serão liberados em agosto, há previsão de que até o fim do ano, sejam mais de 100kms liberados.

Outra questão local da obra é a construção de ruas laterais e acessos na localidade do Coqueiro, além de passarela de pedestres. Henrique Coelho explicou que há projeto para as ruas e acessos, no entanto, não há recursos empenhados para isso até o momento. O prefeito Rudinei Härter apresentou um pedido feito por ele em maio e protocolado no Dnit, para a construção de uma passarela de pedestres na localidade, para dar segurança as pessoas que precisam atravessar a rodovia. O engenheiro disse que esta passarela precisa ser licitada, junto de outras para demais pontos da rodovia. Härter também falou de recente encontro com representantes do Dnit em que os 181 pontos de iluminação no trecho de São Lourenço do Sul foram discutidos para dar segurança a quem trafega e a quem mora e trabalha nas margens da rodovia.