Südoktoberfest começa nesta sexta-feira

O fim de semana promete ser de muita alegria, quando São Lourenço do Sul vive mais uma edição da Südoktoberfest, com programação que começa na sexta-feira (06) e segue até o domingo (08), no Esporte Clube São Lourenço. São três dias para reviver costumes, degustar o melhor da culinária alemã e pomerana e claro, festejar em bailes com grandes bandas e muito chopp.

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein tem expectativa de um público recorde para a edição especial de 30 anos da “Festa de Outubro no Sul”. São esperadas 20 mil pessoas nos três dias de programação. “Estamos muito otimistas. Os integrantes do Sonnenschein, seus pais e familiares, amigos e ex-integrantes estão trabalhando com muita dedicação e carinho para fazer uma grande festa e receber a todos muito bem”, diz o presidente do Grupo, Fabiano Bosenbecker.

A comemoração dos 30 anos de Südoktoberfest terá grandes atrações, como a super banda Os Montanari, de Blumenau, consagrada como grande referência nas oktoberfests e festas alemãs no Brasil e da América do Sul. Também subirão aos palcos as bandas San Marino, Família Eichelberger, Alegria, Sul Brass, Guarany, Estilo Som e Bier’s Band. O público poderá também apreciar o melhor da culinária alemã e pomerana no jantar de abertura da festa, no café colonial e na praça de alimentação. A programação tem ainda encontro de grupos de danças que receberá grupos de várias cidades gaúchas, de estados vizinhos e do Uruguai, encontro de corais, jogos germânicos, o concurso para eleição da nova corte, torneio de schafkopf e a alegria da festa que se espalha pela cidade com o desfile de rua na tarde de domingo, que deve ter pelo menos 60 atrações, entre muitas outras atividades.

 

Estrutura ampliada

Para receber tantos visitantes, o Sonnenschein está preparando uma nova estrutura que, segundo o presidente, comportará com muito conforto o crescente público. Além da grande estrutura já existente no Clube, uma área coberta na parte externa terá 2,1mil m², com praça de alimentação ampliada, jogos germânios e um segundo espaço de bailes, tão espaçoso quanto o ginásio do clube. Assim, haverá bailes o tempo todo durante a festa, com várias atividades ocorrendo paralelamente. Outra mudança é no café colonial que servirá mais de 60 variedades de pratos em um novo espaço. As copas e os banheiros também terão um expressivo aumento, tudo pensado para dar conforto aos visitantes da maior festa germânica da região.

 

Programação

Sexta-feira (06)

20h – Abertura

Recepção com a Orquestra Bier’s Band

20h30 – Jantar típico alemão/pomerano

Cerimônia de abertura oficial

Desfile de Apresentação das candidatas à rainha da Südoktoberfest

Dança de integração – todas as categorias do Sonnenschein

Apresentação do Sonnenschein categoria Adulta

23h3 – Baile com Os Montanari

 

Sábado (07)

Entrada franca no parque até às 16h

Pela Manhã - Abertura Oficial da 5ª TischfussballPokalSponheim – 5ª Copa Sponheim de Futebol de Mesa de São Lourenço do Sul - No salão social do Grêmio Esportivo Lourenciano

15h - Diversas atividades para o público infantil, Espaço Kinder e jogos germânicos

10º Encontro de Corais (Pavilhão 02)

15h30 até 20h – Café colonial

16h – Banda Estilosom (Pavilhão 02)

17h – Desfile das Candidatas a rainha e minirrainha da Südoktoberfest (Pavilhão 01)
19h – 9º Deutsche Tanzkollektion - Mostra de Dança Alemã

20h – Banda Guarani (Pavilhão 02)

22h – Banda Sul Brass (Pavilhão 01)

00h – Banda Alegria (Pavilhão 02)

01h - Concurso de chopp a metro – feminino e masculino (Pavilhão 01)

02h – Baile com Os Montanari (Pavilhão 01)

 

Domingo (08)

10h – 3º Encontro Nacional de Jogadores de Schafskopf com Torneio

13h30 – Desfile de Rua

15h - Orquestra Bier's Band

- Diversas atividades para o público infantil, Espaço Kinder e jogos germânicos

- Apresentações dos Grupos de Danças Sonnenschein e visitantes

15h30 até 20h – Café Colonial

16h – Família Eichelberger – Orquestra (Pavilhão 02)

18h - Coroação da Corte da 31ª Südoktoberfest

19h – Banda Sul Brass (Pavilhão 01)

20h – Banda Guarani (Pavilhão 02)

23h - Baile de encerramento da 30ª Südoktoberfest com Banda San Marino (Pavilhão 01)

01h – Concurso de Chopp a metro

- Divulgação: Cristian Iepsen